quinta-feira, 10 de abril de 2014

DESCOVANDO



eu percebi enquanto escovava os dentes quão duro eu poderia ser ao lidar com coisas frágeis. quanta energia eu gastava para realizar coisas que poderiam ser realizadas quase sem esforço algum. isso que a pratica de yoga faz com a gente. somos iniciados a praticar observação através do corpo. coisas simples e mecânicas feitas todos os dias sem nunca observar o porque de se fazer como se faz. observar e observar ate  chegar ao entendimento, e entao continuar observando ate surgir a consciência. com a pratica de asanas (posturas físicas) desenvolvemos a capacidade de observar atentamente detalhes físicos com a finalidade de absorver o maior beneficio das posturas. se isso acontece na pratica física certamente acontece também em nosso dia a dia. ao observarmos detalhes em nossa rotina desenvolvemos consciência sobre tudo que nos cerca. desenvolvemos consciência sobre detalhes que se ignorados podem nos levar a catástrofes pessoais e ate tragédias que teremos de aprender a conviver ate o fim da vida. a vida é implacável. estamos aqui para aprender. desde o dia em que nascemos aprendemos coisas. se resistirmos observar certas questões, aprenderemos também, mesmo que seja uma lição diferente e na maioria das vezes dolorida, mas que no fim talvez seja a base para liçōes mais elevadas. no caso dos meus dentes, eu poderia facilmente arrumar uma gengivite ou algo pior, como reação a vida mecânica. o que realmente já aconteceu. se fosse somente esse o único beneficio já seria  suficiente, porem o aprendizado supera em muito, tanto em sutileza quanto em profundidade, minha saúde bucal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário